Claude Raffestin, o pensamento livre!
Claude foi um geógrafo heterodoxo. Nascido em Paris, foi um suíço de adoção, ensinou geografia política e ecologia na Universidade de Genebra.
Sucessivamente, ministrou cursos de paisagem no Politécnico de Turim. Trabalhou muitos temas chave do pensamento geográfico, que muito contribuiram para a construção de uma concepção multidisciplinar. Sua influência é muito forte na geografia italiana e na América Latina. Conhecia e amava o Brasil e o seu pensamento livre e heterodoxo contribuiu para que jovens estudiosos se
apaixonassem pela geografia.
Tratou de temas como a geografia do poder, fronteiras, territorialidade, ecologia, trabalho, paisagem, sempre com paixão e rigor científico, bem como com o espírito crítico e libertário que fazia parte da sua
cotidianidade.
Deixa uma produção vastíssima, ainda para ser pesquisada e debatida.
Marcedes Bresso, esposa, outubro de 2025.


Por uma geografia do poder – Claude Raffestin
​
Texto já muito bem conhecido do público brasileiro, por sua complexidade, completude e atualidade. Claude realiza uma profícua reflexão sobre os poderes – na sua multidimensionalidade, a partir de uma adequada crítica à geografia política do estado, considerando – os poderes e suas territorializações – como uma problemática relacional, contraditória e processual. Interliga, correntemente, o poder e a territorialidade, com a população, a linguagem, a religião, as etnias, as redes, as técnicas e os recursos, sempre centrado numa concepção histórico-crítica e plural de território e territorialidade. Texto muito atual cientificamente e relevante socialmente, que está em fase de uma nova tradução, atualizada, feita por Marcos Aurelio Saquet.
​
Equipe CETSA, 2025.
Travail, espace, pouvoir – Claude Raffestin e Mercedes Bresso
Clássico da geografia internacional, publicado originalmente em francês, pela L’Age d’Homme, em 1979, revelando a intensa colaboração já existente entre Claude e Mercedes, destacando-se a importância histórico-geográfica do trabalho como mediador original, intimamente conectado à utilização da mão, do cérebro e da linguagem humana. Esta conexão gera paisagens e territórios ao longo do tempo, cada vez mais urbanizados e tecnificados, cada vez fluídos e consumidos na sociedade atual. Texto muito atual e completo na argumentação dos autores, como pode ser conferido na excelente tradução feita em língua portuguesa.
​
Equipe CETSA, 2025.


Trabalho, espaço e poder – Claude Raffestin e Mercedes Bresso
Esta tradução do prof. Dr. Felipe Barradas Correia Castro Bastos e publicação da Consequência Editora, em 2025, brinda o público de língua portuguesa interessado no tema da relação espaço-trabalho-poder, espaço apropriado e transformado, histórica e geograficamente, em distintos territórios, por meio de diferentes mediadores, em especial, o trabalho e a linguagem, os objetos e as técnicas, os poderes e as territorialidades que estão, na sociedade atual, no centro do consumo impiedoso da Terra.
Equipe CETSA, 2025.
Dalla nostalgia del territorio al desiderio di paesaggio – Elimenti per una teoria del paesaggio – Claude Raffestin
Síntese do pensamento de Claude, publicado, até o momento, somente em língua italiana, em 2005, pela Alinea Editrice. Entre a realidade e as imagens, o autor “viaja” nos nossos sentidos, refletindo-os e construindo uma concepção (i)material da natureza e da produção territorial, ilustrando, didaticamente, uma maneira bastante coerente e completa para compreender histórica e criticamente o contínuo movimento que se dá entre tempo e espaço, sociedade e natureza. Faz, criativamente, uma genealogia da paisagem, sem negligencias os demais conceitos basilares do pensamento geográfico, destacando a região e o território, juntamente com a memória e as representações sociais. É um texto que, seguramente, vale a pena traduzir para a língua portuguesa!
​
Equipe CETSA, 2025.


Mistero a bordo – Mercedes Bresso
Instigante e criativo relato de viagem descrito por Mercedes, publicado em italiano, em 2021, pela Laurana Editore. Como o título indica, há uma narrativa de suspenses que acontecem em uma longa viagem transoceânica, na qual os sujeitos envolvidos passagem por diferentes países, onde conhecem muitas paisagens, territórios, pessoas, linguagens e representações. Há uma aventura em alto mar, inclusive, com interessantes relatos de Recife, Salvador e Rio de Janeiro, detalhada ricamente pela autora que revela, na prática-teoria, as territorialidades e temporalidades da viagem e, claro, do mistério!
Equipe CETSA, 2025.
I duecentocinquantamila stdi di eratostene, al tempo del virus – Mercedes Bresso e
Claude Raffestin
Interessantíssimo texto relativo à uma viagem transoceânica, coligando, Mercedes e
Claude com vários países da Europa, América Latina, Polinésia e Ásia, ameaçados, a
bordo de um navio, pelo vírus do Covid 19. Com a forte ameaça, sua viagem é
reorganizada e redirecionada, o que os condiciona a viver reclusos até a liberação para
o retorno à vida, digamos, normal! Experiência certamente muito tensa, mas cheia de
aprendizagens descritas e refletidas neste texto pela economista Mercedes e pelo
geógrafo Claude.
Equipe CETSA, 2025

Imagens ilustrativas, sem fim comerciais.
Fonte: CETSA, 2025.